16.4 C
Lagoa Dourada
Início COVID-19 Vacinas contra o coronavírus continuam progredindo

Vacinas contra o coronavírus continuam progredindo

Ao todo, 136 estudos clínicos pelo mundo tentam desenvolver um agente imunizante contra o SARS-CoV-2, segundo a OMS. Imagem: Freepik.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) iniciou ontem (5) os testes da vacina BCG contra o coronavírus. A BCG é usada para prevenir casos de tuberculose, e terá a efetividade contra o COVID-19 provada. A ideia partiu da observação de países que utilizam regularmente a vacina apresentaram menor incidência do vírus.

Segundo o portal O Dia, a iniciativa é da RedeVírus, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Serão investidos R$ 1 milhão em recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para financiar o projeto.

 A coordenadora da pesquisa, Fernanda Mello, disse ao Dia que a avaliação feita entre os profissionais da saúde pode evitar o contágio dos mesmos, evitando que este importante setor na luta contra a doença seja infectado.

No dia 1º deste mês, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) iniciou ensaios clínicos da vacina chinesa CoronaVac, feita em parceria com o Instituto Butantan. De acordo com as informações do jornalismo da Band, essa é a última etapa de avaliação da agência antes do medicamento ser considerado seguro.

No mesmo dia, o órgão iniciou o processo para a aplicação do antiviral produzido pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford. A Anvisa irá revisar o registro de doses, o que inicia a possibilidade de sua distribuição pelo país. Contudo, isso só irá ocorrer caso ele seja aprovado em todos os experimentos.

Já a Sputnik V, primeira vacina registrada, desenvolvida pela Rússia, apresentou resultados positivos em testes na Bielorrússia, segundo a versão brasileira de seu site oficial. A afirmação veio do ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko. No último dia 3, a Venezuela recebeu a primeira leva do antivírus, que será utilizado na terceira fase dos seus testes.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 152.300