16.4 C
Lagoa Dourada
Início Cultura Secult tem liberação para plano que aplica a lei Aldir Blanc

Secult tem liberação para plano que aplica a lei Aldir Blanc

Imagem: Secult / arquivo.

O governo do estado aprovou o Plano de Ação da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) para a distribuição de recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. A lei foi criada com o objetivo de auxiliar profissionais da cultura que tiveram suas atividades suspensas.

Segundo a Agência Minas, a quantia que será aplicada no estado é de R$ 135.732.701,38, sendo uma parte do montante destinada ao pagamento do auxílio emergencial, e outra para editais, chamamentos públicos e prêmios que serão distribuídos em 16 áreas temáticas.

A maior parcela do valor será destinada a movimentos que representem a diversidade e riqueza do estado, como culturas populares e tradicionais. O recurso estipulado para estes setores é de R$ 32,7 milhões, cerca de 16% da soma total.

Também serão empreendidos recursos estaduais para viabilizar ações culturais de maior porte, que os municípios não possam bancar por conta própria.

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirmou à Agência Minas que o plano de ação deve estruturar uma base para a cultura nos municípios, para que possam futuramente manter-se por si próprios, e impulsionar a indústria turística.

Ele disse ainda que “num estado onde 70% da indústria turística depende diretamente da cultura – e aqui destaco o patrimônio histórico e a cozinha mineira em todo o território -, o nosso Plano de Ação para a Lei Aldir Blanc fortalece também o turismo de Minas Gerais”.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 152.304