24 C
Lagoa Dourada
Início Tempo Reveillon pode acontecer sob tempestade intensa

Reveillon pode acontecer sob tempestade intensa

A virada do ano pode vir acompanhada de chuva, segundo apontam os órgãos meteorológicos nacionais. Lagoa Dourada e demais cidades ao sul estão em alerta para perigo potencial, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o órgão, há chances de fortes chuvas, com níveis variando entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar aos 50 mm/h, a partir da tarde de hoje (31). Também podem ocorrer fortes ventos, de 40 a 60 km/h, com risco de quedas de energia, galhos de árvores e alagamentos, além de descargas elétricas. O alerta está previsto para se estender até as 10h do dia primeiro.

A chuva deve reduzir as temperaturas para os próximos dias. Agora à tarde, a estação de São João del-Rei registra 31,5°C. A previsão é dos termômetros oscilarem entre 19° e 25°C amanhã, 17° e 22°C no sábado, e entre 15° e 18°C no domingo.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) aponta ainda para a probabilidade de granizo. Segundo sua análise, ocorrem pancadas de chuva até o próximo sábado. No domingo em diante, chuvas isoladas podem ocorrer ao longo de todo o dia.

Dado que o solstício de verão ocorreu no último dia 21, o nível de radiação solar ultravioleta tem se mantido extremamente alto. Apesar da cobertura das nuvens, a exposição prolongada da pele desprotegida pode causar danos à saúde. Por isso, é importante usar proteção em ambientes externos.

Um estudo conjunto do Inmet, do CPTEC e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) indica que podem haver menos chuvas no sudeste, no primeiro trimestre de 2021. Isso se deve a um aumento da temperatura da superfície do mar do Atlântico, somado a um evento meteorológico conhecido como La Niña.

Comentários

Acesse também:

Online agora

Visitas até hoje

  • 294.813