16.1 C
Lagoa Dourada
Início Cidade Prefeitura proíbe uso de fogos de artifício

Prefeitura proíbe uso de fogos de artifício

Imagem: Olhar animal / divulgação.

A prefeitura municipal emitiu um decreto proibindo a utilização de fogos de artifício, no último dia 28. O motivo é pelo número de incêndios causados na região, como já ocorreram diversas vezes em anos anteriores.

A justificativa no texto aponta que o atual período de seca facilita a proliferação de queimadas, causando prejuízos e riscos patrimoniais, ambientais e ao bem-estar da população.

O combate às chamas demanda muitos recursos públicos, necessitando da intervenção de órgãos como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A cidade não possui uma brigada de incêndio, e depende do atendimento dos profissionais de São João del-Rei.

Esse é um fator agravante, pois, por exemplo, no último dia 14, uma queimada na cidade não foi suprimida por falta de pessoal dos bombeiros, que já atendiam a outras chamadas.

A proibição inclui festividades de natureza política, cultural e religiosa. Isso tem causado discordância em algumas partes, em especial no setor religioso. A queima de fogos no dia da padroeira do Brasil é tradicional no município.

Em 12 de outubro de 2014, vários focos de incêndio tiveram início após a queima de fogos. Acervo pessoal / Rafael Scaldini.
Chamas subiram pela encosta do Morro Vermelho, perigosamente próximas das residências. Acervo pessoal / Rafael Scaldini.
Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 242.149