24 C
Lagoa Dourada
Início COVID-19 Minas recebe primeiras doses da vacina CoronaVac, do Butantan

Minas recebe primeiras doses da vacina CoronaVac, do Butantan

O Ministério da Saúde começou hoje (18) a distribuição da CoronaVac para todo o país. Segundo o G1, a primeira remessa tem quase 6 milhões de doses. Destas, 4.636.936 estão sendo distribuídas para os estados. Outras 1.357.640 serão aplicadas no estado de São Paulo.

Governador do estado recebe as doses do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Imagem: Twitter/ Romeu Zema.

Agora pela manhã, o governador Romeu Zema postou em seu Twitter que as primeiras doses da vacina chegaram ao estado, e a vacinação pode começar ainda hoje, a partir das 17h. Em Belo Horizonte, a estimativa é de iniciar a imunização na quarta-feira.

A fórmula da CoronaVac foi criada pelo laboratório chines Sinovac, e está sendo produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Ela foi aprovada emergencialmente ontem (17), junto à vacina da Universidade de Oxford.

A infectologista do Hospital Sírio Libanês, Mirian Dal Ben, disse ao Estado de Minas que a média de transmissão do COVID-19 para cada pessoa contaminada é de 3 a 6 pessoas. Isso exige que 70% a 80% da população seja vacinada para que seja atingida a tão esperada “imunidade de rebanho”.

Contudo, novas mutações do vírus tem mais capacidade de se propagar, podendo passar para até oito pessoas. Nesse caso, 80% a 85% da população precisaria ser vacinada para conter a pandemia. A infectologista ainda aponta que, até que estes índices sejam atingidos, mesmo quem for vacinado vai precisar continuar com as medidas de isolamento.

Até o momento, Minas Gerais já registrou 646.091 casos da doença. Destes, 570.258 estão recuperados, 62.350 continuam em acompanhamento, e outros 13.483 vieram a óbito.

Comentários

Acesse também:

Online agora

Visitas até hoje

  • 294.869