O Ministério da Saúde começou hoje (18) a distribuição da CoronaVac para todo o país. Segundo o G1, a primeira remessa tem quase 6 milhões de doses. Destas, 4.636.936 estão sendo distribuídas para os estados. Outras 1.357.640 serão aplicadas no estado de São Paulo.

Agora pela manhã, o governador Romeu Zema postou em seu Twitter que as primeiras doses da vacina chegaram ao estado, e a vacinação pode começar ainda hoje, a partir das 17h. Em Belo Horizonte, a estimativa é de iniciar a imunização na quarta-feira.
A fórmula da CoronaVac foi criada pelo laboratório chines Sinovac, e está sendo produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. Ela foi aprovada emergencialmente ontem (17), junto à vacina da Universidade de Oxford.
A infectologista do Hospital Sírio Libanês, Mirian Dal Ben, disse ao Estado de Minas que a média de transmissão do COVID-19 para cada pessoa contaminada é de 3 a 6 pessoas. Isso exige que 70% a 80% da população seja vacinada para que seja atingida a tão esperada “imunidade de rebanho”.
Contudo, novas mutações do vírus tem mais capacidade de se propagar, podendo passar para até oito pessoas. Nesse caso, 80% a 85% da população precisaria ser vacinada para conter a pandemia. A infectologista ainda aponta que, até que estes índices sejam atingidos, mesmo quem for vacinado vai precisar continuar com as medidas de isolamento.
Até o momento, Minas Gerais já registrou 646.091 casos da doença. Destes, 570.258 estão recuperados, 62.350 continuam em acompanhamento, e outros 13.483 vieram a óbito.