22 C
Lagoa Dourada
Início Economia Minas cria ferramenta para mapear geração de energia solar

Minas cria ferramenta para mapear geração de energia solar

O Governo de Minas lançou uma plataforma online para simplificar o processo de instalação de células fotovoltaicas. A medida, divulgada nesta segunda-feira (29), reduz o período de espera e os custos de empresários que desejarem montar uma pequena usina solar.

Imagem: Pixabay

O procedimento demandava um estudo específico de caso que durava até 60 dias para ser concluído, como informa a Agência Minas. Agora, o solicitante pode verificar a viabilidade do projeto pelo site da Cemig. “… o empreendedor já tem uma sinalização pelo próprio sistema da necessidade de obra, a dimensão dela e os eventuais prazos estimados para que ela aconteça. Então, o empreendedor já consegue tomar decisão mais rápida sobre a instalação ou não na localidade que ele está consultando”, disse o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, à Agência Minas.

Minas Gerais é o estado que mais possui instalações fotovoltaicas, com quase oito mil. Com a oportunidade para a ampliação, novas rendas e oportunidades de emprego poderão ser criadas. Além disso, poderão ser supridas as crescentes demandas de energia, uma vez que todo o excedente produzido pode ser vendido à companhia energética.

O projeto foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que destacou a importância da iniciativa, que pode ser levada a outras localidades do país, já que o Brasil é um dos países com maior incidência de raios solares.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 58.075