33.9 C
Lagoa Dourada
Início Economia Inflação dos alimentos deve chegar a 10%

Inflação dos alimentos deve chegar a 10%

Aumento das commodities tem pesado no bolso do brasileiro médio. Imagem: topntp26 / Freepik.

Os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus têm causado um aumento significativo nos custos de bens e serviços. O acréscimo mais notável é no setor alimentício, que é fundamental para a sobrevivência.

De acordo com o jornal El País, o arroz teve o aumento mais expressivo neste ano, de até 19,2%. Isso refletiu em um aumento do Índice de Preços para o Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 12 meses em 2,44%. Além disso, outros produtos da cesta básica também encareceram, o que só aumenta os gastos do consumidor. O preço do óleo subiu em 18,6%, do leite em 15,3% e do feijão em 12,1%.

Segundo o Estado de Minas, a previsão do IPCA para este ano era de 2,3% a 2,5%, mas a tendência é que o valor seja superado em até quatro vezes. O periódico destaca ainda que os maiores prejudicados pela oscilação são os cidadãos de maior carência econômica, que empreendem quase 80% de sua renda na alimentação.

Parte da causa deste problema está na crescente demanda por alimentos no mercado internacional. A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) informou ao El País que “a maior demanda mundial por alimentos está entre os principais fatores que têm contribuído para as recentes altas nos preços de algumas commodities agrícolas no mercado internacional”.

O colunista de economia do UOL, José Paulo Kupfer, destacou em uma publicação o fato de o aumento divergir do dado lançado pelo IBGE, de que a inflação reduziu. A estatística é baseada nos preços de mais de 400 produtos e serviços. Embora os alimentos apresentem um encarecimento, vários serviços tiveram deflação.

O jornalista ainda ressalta que a inflação sofreu pouco com o aumento dos alimentos pela “distância entre a evolução dos IPAs (índices de preços no atacado) e IPCs (índice de preços ao consumidor)”.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 132.879