16.4 C
Lagoa Dourada
Início Economia Governo estende prazo de redução de cargas e salários por contratantes

Governo estende prazo de redução de cargas e salários por contratantes

O governo prorrogou a medida que permite a contratantes reduzir a jornada de trabalho e o salário de funcionários até o fim de 2020. A Medida Provisória 936 foi apresentada em abril e aprovada no dia 6 de julho, e seu prazo passa a ganhar mais dois meses de duração.

O Senado aprovou a proposta considerando a manutenção de empregos em plena pandemia. A redução de cargas horárias e pagamentos ficam a critério de acordos entre empregados e contratantes.

A Época Negócios aponta que o Ministério da Economia já registrou 18,4 milhões de acordos firmados por cerca de 1,4 milhão de empresas. O governo separou R$ 51,6 bilhões para complementar os pagamentos dos trabalhadores afetados diretamente pela medida. Destes, apenas R$ 28,5 bilhões foram utilizados, motivo que permitiu a prorrogação.

A Agência Brasil aponta que entre abril e junho deste ano, 8,9 milhões de pessoas perderam seus postos de trabalho, o que atinge a preocupante média de menos 9,6%. Segundo o TV Jornal, a estimativa do Ministério do Trabalho é de que apenas 83,3 milhões são trabalhadores fichados.

Ainda é estimado que a força de trabalho potencial, isto é, o número de pessoas disponível para assumir um emprego, é de 13,5 milhões. O número de desocupados, contudo, está estabilizado em 12,8 milhões de pessoas. O que mais tem interferido em novas contratações é a pandemia, que vem deixando contratantes e funcionários preocupados.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 152.297