33.9 C
Lagoa Dourada
Início Cultura Estado regulamenta produção de queijo artesanal

Estado regulamenta produção de queijo artesanal

Imagem: Jobz Fotografia/Thinkstock.

O governador do estado assinou, na manhã desta quarta-feira (19), um decreto que aplica a Lei do Queijo Artesanal. A medida deve regulamentar a produção e comércio dos produtos alimentícios, além de prezar pela qualidade.

O presidente da Associação de Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) e da Associação Mineira dos Produtores de Queijo Artesanal (Amiqueijo), João Carlos Leite, disse ao jornal O Tempo que a lei anterior era muito subjetiva, e a nova mudança deve incrementar a confiabilidade do produto.

“De certa forma, estávamos no buraco negro da legislação. Agora, passamos a existir à lei da lei com o decreto assinado hoje. Ele tornará viável as regras que oficializarão a produção artesanal de queijo como uma agroindústria. Até então, só havia reconhecimento legal em Minas Gerais para o Queijo Minas Artesanal. Sem a regulamentação, não podíamos existir legalmente”, afirmou Leite ao periódico.

O decreto passa a reger sobre a Lei 23.157/18, que trata da produção do tradicional queijo minas. Com a mudança, poderão ser inclusos outros tipos de queijo na legislação, o que deve beneficiar cerca de 30 mil produtores do estado.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 132.975