16.4 C
Lagoa Dourada
Início COVID-19 Estado libera retorno de cirurgias eletivas

Estado libera retorno de cirurgias eletivas

Imagem: Pixabay.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais lançou hoje (16) uma recomendação do retorno gradual das cirurgias eletivas. A liberação também inclui consultas, exames e procedimentos ambulatoriais não essenciais, e vale para as redes públicas e privadas. A decisão foi tomada na deliberação 93 do Comitê Extraordinário Covid-19, na última quarta-feira.

As estratégias de retomada devem ser definidas entre a administração dos municípios, dos hospitais e de operadoras de saúde. Para a adesão, é necessário que o município apresente uma redução sustentada no número de casos de coronavírus nos últimos 14 dias. Também será observada a quantidade de leitos capazes de suportar as demandas.

A ordem dos procedimentos será determinada pela necessidade de cada paciente, bem como seu estado de saúde. O secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, aponta que a taxa de transmissão do vírus, que é de 1, e a taxa de ocupação dos leitos, que transita entre os 50% e 65%, têm mantido estabilidade no estado. Por esse motivo, ele acredita ser possível a retomada destes procedimentos.

Os órgãos que voltarem às atividades deverão adotar diversos protocolos de segurança para evitar contágios. Além disso, eles deverão estabelecer um Termo de Desistência Momentânea do Procedimento Cirúrgico, caso os pacientes se sintam potencialmente expostos à doença. Também serão feitos exames que descartem a contaminação dos pacientes.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 152.289