19 C
Lagoa Dourada
Início Eleições 2020 Eleições neste domingo: o que é preciso saber?

Eleições neste domingo: o que é preciso saber?

Como as eleições ocorrem no próximo domingo (15), o Portal Lagoa Dourada traz instruções de como votar nos candidatos de sua escolha. As informações são retiradas do Portal das Eleições, da Justiça Eleitoral.

É necessário apresentar um documento com foto. O título pode ser usado como referência para encontrar a zona e seção eleitoral. Outra método pode ser através do aplicativo para celular e-Título, disponível para IOS e Android. Certidões de nascimento e casamento não serão aceitas.

O horário da votação vai das 7h às 17h. O período das 7h às 10h tem prioridade para pessoas acima de 60 anos, devido à pandemia do COVID-19. Também é necessário o uso de máscara e a higienização com álcool em gel antes e depois de utilizar a urna.

Outras recomendações contra o coronavírus preveem que cada eleitor leve sua própria caneta, mantenha a distância mínima de um metro das outras pessoas e evite contatos, e saia do local logo após a votação. Quem estiver com febre deve ficar em casa e justificar o voto posteriormente.

Todo cidadão brasileiro alfabetizado, maior de 18 anos, é obrigado por lei a votar. A participação é facultativa apenas para jovens entre 16 e 18 anos, e para maiores de 70. Caso não seja possível votar no dia, o eleitor tem 60 dias para justificar sua ausência. Isso pode ser feito em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pela internet no Sistema Justifica. É necessário enviar documentos pessoais e comprobatórios da falta.

Utilizando a urna

No momento do voto, o eleitor deve ter ciência dos números que precisa digitar para eleger os candidatos a sua escolha. O primeiro deles é o de vereador: São 5 dígitos. Ao inserir os números, a foto e o nome da pessoa irão aparecer na tela. Caso haja algum dado errado, basta apertar a tecla CORRIGE. Se estiver tudo certo, e só teclar CONFIRMA.

Em seguida, é a vez dos candidatos a prefeito: 2 dígitos. Da mesma forma, ao serem digitados os números, as fotos e nomes do candidato e respectivo vice vão aparecer na tela. Daí é só teclar CORRIGE, caso haja algo errado, ou CONFIRMA, se for a sua escolha.

Ao contrário do que muitos pensam, a tecla BRANCO tem o mesmo efeito dos votos nulos, que é quando o eleitor insere um número que não é de nenhum candidato. Os nulos também não são capazes de anular uma eleição.

Um candidato a prefeito precisa de 50% dos votos mais um para ser eleito. Se, por exemplo, 100 pessoas forem votar, o candidato precisará de 51 votos para sair vitorioso. Mas se 30 destas pessoas anularem, ele precisará de apenas 36 votos, pois serão considerados somente os 70 votos restantes.

Já os vereadores são eleitos com base no quociente de votos do partido/coligação. São necessários ao menos 10% dos votos para que o partido possa designar um vereador, com base na maioria dos votos.

Nesse caso, ainda seguindo o exemplo dos 100 eleitores, mesmo que o candidato mais votado tenha 9 votos, ele pode não ser eleito, se o partido não atingir a quota dos 10%. Em Lagoa Dourada, serão eleitos 9 vereadores.

O que acontece nesse domingo vai definir o futuro de nossa cidade pelos próximos 4 anos. Por isso, estude as propostas, os candidatos, os partidos, e decida quem você acha que será a melhor opção para Lagoa Dourada.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 172.281