16.4 C
Lagoa Dourada
Início Educação Deputados discutem modos de facilitar o estudo por meio digital

Deputados discutem modos de facilitar o estudo por meio digital

O objetivo das medidas é facilitar o acesso de estudantes ao conteúdo informativo virtual. Imagem: pch.vector / Freepik.

Duas propostas tramitam na Câmara dos Deputados, que discorrem sobre mecanismos de facilitação do acesso de estudantes a informações on-line. A demanda se fez necessária com a interrupção das aulas presenciais, devido ao estado de calamidade pública, instaurado até dezembro.

Uma das medidas é o Projeto de Lei 4094/20, apresentado no último dia 5. A proposta prevê isenção fiscal para alunos e professores que necessitem adquirir produtos eletrônicos, como computadores e celulares. Caso seja aprovado, o projeto removerá a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o PIS/Cofins.

Caberá ao vendedor verificar a finalidade da aquisição, e se o comprador terá direito ao corte dos impostos. O comerciante poderá responder pelos tributos, caso a venda não se enquadre nos parâmetros da lei.

O autor da proposta afirmou à Agência Câmara de Notícias que “nem todos os professores e alunos dispõem de telefones celulares ou equipamentos eletrônicos suficientemente adequados para a realização do ensino a distância”.

Outra medida prevê o acesso gratuito a estudantes de conteúdos de sites do Poder Público. O PL 4152/20 irá garantir, se aprovado, que empresas provedoras de internet não cobrem pelo serviço, se utilizado em plataformas públicas.

Os órgãos educativos e de telecomunicações deverão criar meios de comprovar a situação do usuário como estudante, para que este possa desfrutar do benefício.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 152.303