19 C
Lagoa Dourada
Início Cultura Conheça a trilha Caminhos de São Tiago, que inclui Lagoa Dourada

Conheça a trilha Caminhos de São Tiago, que inclui Lagoa Dourada

Totens como esse no Matatu são usados para demarcar todo o percurso. Imagem: Helder Vieira.

Alguns marcos foram colocados na zona rural de Lagoa Dourada. Eles são sinalizadores da trilha Caminhos de São Tiago. A rota faz parte de um caminho de peregrinação religiosa, inspirada no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

Ao todo, 11 cidades integram o trajeto, mas novos municípios podem ser incluídos futuramente. Fazem parte atualmente Ouro Preto, Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete, Queluzito, Casa Grande, Entre Rios de Minas, Lagoa Dourada, Resende Costa, Coronel Xavier Chaves, Ritápolis e São Tiago.

O percurso total tem cerca de 275 km de distância. Divulgação: Instagram / Trilha dos Inconfidentes.

De acordo com o membro da Rede de Apoio à Estrada Real, Helder Vieira, a sua criação traz um incentivo ao turismo nos municípios, especialmente por suas belezas naturais.

Ainda segundo Helder, o planejamento começou em 2018. Em 2019 houve reuniões com responsáveis de cada cidade, como prefeitos e secretários de cultura, que aderiram ao projeto.

A Caminhos de São Tiago foi estabelecida em parceria com o Circuito do Ouro, a Trilha dos Inconfidentes e Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas.

Não é a primeira vez que os circuito trabalham em conjunto, de acordo com a assessora de comunicação do Circuito Trilha dos Inconfidentes, Victória Souza. Ela afirma que nos estudos dos órgãos foram levadas em consideração vias alternativas, que evitem asfalto, possibilitando o deslocamento a pé, a cavalo, de moto ou por bicicleta.

Cada entidade trabalhou parte das rotas com base nos municípios que estavam inclusos. O trecho remonta à época dos desbravamentos, incentivando os aventureiros a descobrirem as paisagens e as pessoas que vivem em seu trajeto.

A Secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Climene Dutra de Resende, afirma que a adesão do município foi feita por um programa da Trilha dos Inconfidentes, aprovado pela Câmara dos Vereadores. Já foram colocados 39 totens no percurso do município, e ainda serão postos outros dois na zona urbana, e cinco placas de sinalização.

O trecho local tem partida em Entre Rios de Minas, passando pelos povoados da Cachoeira dos Forros, Matatu, Brumadinho, e parte da zona urbana, com a saída pela Estrada do Café, rumo a Resende Costa. A secretária ainda aponta que as comunidades inclusas que serão muito beneficiadas, já que não fazem parte de nenhum outro roteiro turístico.

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 172.576