19 C
Lagoa Dourada
Início Eleições 2020 Candidato contesta pesquisa do adversário

Candidato contesta pesquisa do adversário

Após a liberação dos números das pesquisas eleitorais, o candidato Ronald Pereira (PSDB) judicializou a pesquisa apresentada pelo seu opositor, Zé Alceu (MDB). O pedido teve o objetivo de impugnar a divulgação e veiculação da campanha feita pela empresa MULTIDADOS PESQUISA LTDA.

A justificativa dada é de que a margem de erro apresentada não corresponderia ao número real. Segundo o cálculo do estatístico Igor Souza, repassado pelo coordenador da campanha do Ronald, a margem de erro deveria ser de 5,6% ao invés de 3,5%, com base no intervalo de confiança e na amostragem.

“Caso a margem de erro e o intervalo de confiança estejam certos, a amostra precisaria ser de 627. Caso a amostra e a margem de erro estejam certas, a confiança seria de 74% (valor que não é plausível em situações reais)”, aponta o estatístico.

Após analisar o caso, a Juíza Eleitoral, Tatiana de Moura Marinho, decidiu ontem (13) por negar o pedido. Ela considerou que não haviam provas contundentes o suficiente que sustentassem a alegação.

A deliberação está disponível na íntegra através deste arquivo:

Comentários

Online agora

Visitas até hoje

  • 172.305